O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se manifesta nesta semana sobre o relatório da missão russa sobre as observações do serviço veterinário brasileiro realizadas durante visita a 20 frigoríficos do país e a uma fábrica de ração. O Mapa se reúne com o Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, em Moscou, onde apresenta a proposta de um protocolo de certificação de produtos, como carnes, alimentação animal e material genético.
O documento visa dar mais clareza nas operações comerciais entre os dois governos e busca solucionar divergências de entendimento em ambos os países quanto à análise do risco de doenças em animais. Durante o encontro, também será apresentada proposta de novos certificados para estabelecimentos exportadores brasileiros. Caberá ao secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ênio Marques, discutir esses assuntos com as autoridades russas.
– Há a possibilidade de retirar as restrições em cerca de cinco plantas, desde que estas cumpram requisitos científicos. Essa reunião é preparatória para a visita da presidenta Dilma Rousseff em dezembro, provavelmente na primeira quinzena – afirmou Marques.
Esta é a sexta reunião que o secretário participa com os russos para tentar encerrar os embargos iniciados em junho de 2011. Na época da vista da delegação e, ao final dos trabalhos, em 3 de agosto, a missão russa fez um relato das observações do serviço brasileiro. O documento, em detalhes, foi entregue 45 dias depois ao Mapa e tramitou em diferentes departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).
Bélgica
O secretário ainda se reúne na Comissão de Saúde do Consumidor da União Europeia (DG Sanco, em inglês), em Bruxelas (Bélgica), onde discute a cooperação técnica para realizar missões de habilitação de sistema de saúde animal e pública de países europeus que desejam exportar para o Brasil. Ele ainda deve tratar sobre proposta de sistema de segregação de produção de carne bovina sem uso de substância beta-agonista.
Fonte: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA