De 2012 até agora, 47% dos abates feitos em Mato Grosso são de fêmeas, de acordo com a Associação dos Criadores do Estado (Acrimat). O crescente abate das vacas é preocupante para a pecuária brasileira e será um dos principais temas debatidos no Circuito Feicorte 2013. A primeira etapa ocorre nos dias 13 e 14 de março, em Cuiabá. A programação foi apresentada nesta terça, dia 26, em São Paulo.
O momento é de menor oferta de carne e de preços estáveis. Mesmo assim, o valor da arroba não cobre os custos de produção. Essa é a constatação do consultor de mercado e um dos coordenadores da Feicorte, Luciano Roppa.
Em Mato Grosso, o abate de matrizes reduziu em 2% o número de cabeças de gado, o que representa meio milhão de cabeças a menos.
O Circuito Feicorte terá cinco etapas em 2013. Depois de Cuiabá, as outras quatro etapas ocorrem nos Estados de Tocantins, Mato Grosso do Sul, Roraima e Pará. A primeira fase contará com 15 palestras com foco na eficiência da produção e da comercialização da carne.
Fonte: Canal Rural