65 3054 5323 Av. Ten. Coronel Duarte, 1585
Dom Aquino - Cuiabá / MT

Gado Facil

Notícias
Gustavo Aguiar alerta para o mercado de reposição

Para o consultor de mercado, neste ano "a compra do boi magro pesará um pouco mais e demandará cuidado". Além disso, outros fatores relacionados à principal matéria-prima do confinamento chamam a atenção.

Gustavo fará duas apresentações relacionadas ao tema, uma no Encontro de Recriadores e outra no Encontro de Confinamento da Scot Consultoria, que acontecerão nos dias 14, 15, 16 e 17 de abril em Ribeirão Preto e Barretos-SP.

Em entrevista cedida à organização dos eventos, o analista afirma que, este ano, para a relação de troca boi gordo x boi magro, o cenário está desfavorável. Aguiar ainda comentou quais as regiões mais e menos afetadas pelo encurtamento da oferta de reposição e o que esperar quanto à participação do boi magro no custo do confinamento este ano, assim como isso afetará o resultado da operação.

Leia o bate-papo na íntegra:

Scot Consultoria - Como está o cenário da relação de troca com o boi magro este ano, frente à média histórica? Qual a expectativa para os próximos meses?

Gustavo Aguiar - Na média de fevereiro/15, foram necessárias 13@ de boi gordo para a aquisição de um boi magro de 12@ em São Paulo.

Esse foi o maior número de arrobas necessárias para a compra do boi magro desde maio de 2010 no estado. Na média dos últimos cinco anos, a relação é de 12,2 arrobas/boi magro.

Portanto, sob a ótica do poder de compra, o cenário pode ser considerado desfavorável frente aos últimos anos.

Atenção à evolução dessa relação nos próximos meses, quando a procura pela categoria tende a aumentar. Além disso, recomenda-se atenção ao mercado futuro do boi gordo para a avaliação do retorno do investimento.

Scot Consultoria - Quais as regiões mais e menos afetadas pelo encurtamento da oferta de reposição?

Gustavo Aguiar - Analisando pela variação de preços nos doze meses anteriores a fevereiro de 2015, destacaram-se a Bahia e o Mato Grosso do Sul, com valorizações de 51,7% e 40,3%, respectivamente.

Mas não quer dizer que o cenário esteja fácil nos demais estados. Para todos os outros estados pesquisados pela Scot Consultoria, o boi magro subiu entre 30,0% e 40,0%.

Porém, o preço isolado da reposição não é o único fator para esta análise. Utilizando como parâmetro a relação de troca do boi gordo pelo boi magro, a situação vigente está mais crítica em Mato Grosso do Sul.

Scot Consultoria - O que esperar quanto à participação do boi magro no custo do confinamento este ano? Como isso afetará o resultado da operação?

Gustavo Aguiar - Dificilmente essa participação sofre grande alteração, ficando normalmente entre 65,0% e 75,0% do custo total do confinamento, analisando sistemas que compram bois magros para confinamento.

Em uma análise preliminar, acreditamos que essa participação ficará mais próxima de 75,0% neste ano, o que quer dizer que a compra do boi magro pesará um pouco mais e demandará cuidado.

Além da questão preço, atenção à qualidade, conhecer o histórico e a condição do animal antes da entrada do confinamento são fundamentais para um bom resultado.


Fonte: Scot

Notícias
Perspectivas apontam cenário positivo para a pecuária mato-grossense no próximo ano A pecuária mato-grossense fecha 2014 com um cenário bastante positivo, com o preço da arroba do boi acima
Boi gordo: melhora da oferta e o consumo fraco tiraram a firmeza do mercado em algumas regiões A melhora da oferta de bovinos terminados nos últimos dias deu mais fôlego às escalas e, em algumas regiões
Frigoríficos aguardam definição do mercado do boi gordo Diversos frigoríficos começaram a segunda-feira (24/11) fora das compras, à espera de uma melhor definição do mercado. Em São Paulo, as escalas atendem entre quatro e cinco dias
Comissão aprova projeto que proíbe confinamento em São Paulo Gerente-executivo da Associação Nacional dos Confinadores destaca que pecuária paulista e nacional está alinhada a protocolos mundiais de bem-estar animal e diz não acredita na aprovação da medida
Após indefinição no início da semana, mercado do boi gordo teve alta em São Paulo As indústrias que na segunda-feira testavam o mercado com ofertas de compra mais baixas, subiram
Boi gordo segue em alta no mercado mato-grossense a R$ 130,50; confira cotação O preço do boi gordo continua subindo em Mato Grosso. Nesta terça-feira (11) está sendo cotado
Boi gordo em alta embala mercado de reposição Este ano o cenário predominante para o mercado de reposição
Margens da indústria recuam mas preço da arroba segue em alta Mercado do boi gordo em alta na última semana
Mercado do boi firme, mas escoamento da produção é desafio O cenário é de mercado firme para o boi gordo. A cotação da arroba subiu em
Seis frigoríficos de MT são habilitados para exportação de carne a Cuba Acrimat avalia ampliação do mercado externo como positiva. Frigoríficos, por sua vez, falam em poucas mudanças.
agência dream