O mercado do boi gordo perdeu firmeza nos últimos dias. Considerando a variação média do preço da arroba do boi gordo nas trinta e uma praças pesquisadas, em relação à semana passada as cotações caíram 0,5%.
Boa parte dos frigoríficos está com as escalas de dezembro preenchidas, o que leva à baixa movimentação do mercado, já que a necessidade de compra está menor.
Além disso, embora melhor que nas semanas anteriores, a demanda pela carne bovina não está aquecida como era esperado para dezembro.
Por este motivo, alguns frigoríficos optaram por reduzir os abates na tentativa de regular os estoques e controlar as oscilações de preços da carne bovina, visando não prejudicar as margens de comercialização.
Com as recentes desvalorizações da arroba, somadas à firmeza de preços da carne bovina, houve melhora das margens.
Para o frigorífico que desossa, a diferença entre a receita obtida com a venda de carne sem osso e os demais produtos do abate, em relação ao preço pago pela arroba, está em 24,6%. Há um mês, essa diferença estava em 19,3%.
É esperado que as vendas melhorem nos próximos dias, mas com as recentes valorizações da carne, há certa resistência dos consumidores.
https://www.scotconsultoria.com.br/bancoImagensUP/151217-noticia-1.png
Fonte: Scot