65 3054 5323 Av. Ten. Coronel Duarte, 1585
Dom Aquino - Cuiabá / MT

Gado Facil

Notícias
Dia de Negócios da Pecuária reunirá 5 mil pessoas em Cuiabá

Cerca de 5 mil pessoas devem participar do 1º Dia de Negócios da Pecuária (Dinepec) entre os dias 17 e 18 de outubro, para tratar da modernização da pecuária de corte em Mato Grosso. O evento será realizado no espaço de eventos Parque de Exposições senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá.

O Dinepec contará com espaço voltado para palestras e oficinas; exposição de máquinas e equipamentos; networking e vitrine tecnológica, com ênfase na classe produtora: pecuaristas, empresários do agro e acadêmicos da área. Como era feito na Expoagro, o evento será aberto à visitação do público.

Para Celso Nogueira, pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, o objetivo é discutir assuntos de relevância para o produtor e que agreguem soluções ao negócio, em áreas como genética, pastagens e bem-estar animal. “O objetivo é discutir assuntos de relevância para o produtor e que agreguem soluções ao negócio, em áreas como genética, pastagens e bem-estar animal”.

Como este ano não houve a realização da tradicional feira Expoagro em Cuiabá, no mês de julho, as principais entidades do setor se uniram para idealizar outro projeto que mantenha a temática da pecuária na região. Esse novo formato prioriza o aspecto técnico e oportuniza negócios e experiências sobre novos métodos de manejo.

Durante as palestras temas como assuntos jurídicos, genética vegetal, reprodução e genética, cenário econômico e avanços nas cadeias produtivas serão abordados. O evento conta com realização do Sindicato Rural de Cuiabá e da RC Agromarketing; apoio do Governo de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Nelore e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

O local de eventos do Parque de Exposição está reformado, possui aproximadamente 5m², tem 7 metros de altura e piso com 17 centímetros de concreto, oferecendo resistência extra para receber maquinário. Além disso, o espaço de múltiplo uso é um espaço agradável, com ventilação e cobertura.

Programação técnica

A abertura será às 7h30, no dia 17. Em seguida, às 8h, haverá o painel da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para tratar da importância da ‘Genética animal: Por que utilizar todos os P.O.s’? No período da tarde, às 14h, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) conduzirá a palestra ‘Pecuária de Mato Grosso: Nossa carne, nossa força, nossa evolução’.

Já no dia 18, a partir das 8h, a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) é responsável pelo painel ‘Manejo de pastagem e bem-estar animal’. No período da tarde, às 14h, o tema debatido será tecnologia e agromarketing. Nos dois dias de evento, haverá rodada de negócios e visitação aos stands a partir das 16h.

Nelore na Brasa

Outra inovação é o Nelore na Brasa, no sábado (19), a partir das 12h, um festival de carnes gourmet ‘open bar’ e ‘open food’ com 3 toneladas de carne em distribuídas em 20 estações, com 120 mestres churrasqueiros e 35 cortes especiais. O objetivo é reforçar a marca Nelore no estado, além promover apresentações culturais com shows sertanejo e pop rock. “Somos o maior rebanho do país, com mais de 30 milhões de animais, sendo mais de 80% nelore ou anelorado, por isso é fundamental que possamos manter uma agenda para tratar da cadeia produtiva da carne”, afirma o presidente da Associação dos Criadores Nelore (ACMT – Nelore), Breno Molina.

Serviço

Evento: Dia de Negócios da Pecuária (Dinepec)
Data: 17 e 18/10 (quinta-feira e sexta-feira)
Horário: a partir das 7h30 (abertura – 17/10)
Local: Espaço de eventos no Parque de Exposições de Cuiabá, Av. Beira Rio, bairro Dom Aquino.

Notícias
Mercado do boi firme, mas escoamento da produção é desafio O cenário é de mercado firme para o boi gordo. A cotação da arroba subiu em
Seis frigoríficos de MT são habilitados para exportação de carne a Cuba Acrimat avalia ampliação do mercado externo como positiva. Frigoríficos, por sua vez, falam em poucas mudanças.
Mercado do boi gordo fechou a semana em ritmo desacelerado Mercado em ritmo lento na última sexta-feira, com poucas alterações frente ao cenário verificado ao longo da semana
Bem-estar animal: sombra é essencial em regiões de clima quente Raças taurinas são pouco adaptadas a climas quentes e, por isso, as que mais sofrem os efeitos prejudiciais de altas temperaturas no ambiente
No Rio de Janeiro, demanda por animais erados está aquecida e mantém os preços firmes Os preços dos animais de reposição tiveram alta na última semana
Custo operacional total da bovinocultura em Mato Grosso aumenta 12% no primeiro semestre de 2014 Arroba do boi chegou a R$ 92,89 ante R$ 82,97 do ano anterior
Oferta restrita diminuiu a pressão de baixa no mercado do boi gordo Mercado firme. O espaço para especulação diminuiu. Isso fica claro com a estabilidade
Pecuaristas podem sofrer punições se não efetuarem o CAR Alguns pecuaristas que desmataram zonas verdes ilegalmente agora podem ser "perdoados"
Ministério anuncia liberação da carne de Mato Grosso pelo Irã O Irã suspendeu o embargo à carne bovina de Mato Grosso
Casamento das raças angus e nelore é o futuro da pecuária brasileira Afirmação é do gerente nacional do programa Carne Angus Certifica da Associação Brasileira da Raça, Fábio Medeiros
agência dream