Quase 25% a mais do que o exportado em 2010, período em que o país atingiu a marca de 1,6 milhão de toneladas.
Visando esse mercado em plena ascensão, será realizado em São Paulo, de
23 a 25 de agosto, a 10ª edição da TecnoCarne - Feira Internacional de
Tecnologia para a Indústria da Carne. Ao todo, serão 650 marcas
expositoras, de diversas partes do Brasil e do mundo, expondo o que há
de mais moderno e funcional dentro dos mais variados segmentos que
compõem esse setor: ingredientes e aditivos, embalagens, refrigeração,
logística, produtos e serviços, tratamento de efluentes e higienização,
equipamentos e acessórios, entre outros.
Um dos principais fatores para a boa fase do mercado bovino é que, além
do aumento na produção e na exportação, o valor da arroba do boi gordo
vem batendo recordes. Nos primeiros meses de 2011, a BM&F Bovespa já
acusava preços que ultrapassavam a casa dos R$100, enquanto no começo
de 2010 esse valor girava em torno dos R$75,00.
Em 2008, por conta de uma inadequação no sistema nacional de
rastreabilidade do gado, o Brasil acabou sofrendo um embargo pela União
Europeia (EU) que prejudicou a comercialização com o velho continente.
No entanto, os excelentes números – tanto os já registrados quanto os
estimados para o segundo semestre de 2011 - indicam que, aos poucos,
esse obstáculo está sendo rompido e as exportações para estes países
retomadas.
Em contrapartida à queda nas vendas aos países da UE, as exportações
para mercados como Oriente Médio, Rússia e Hong Kong apresentaram um
eminente crescimento nos últimos anos. Segunda a CNA, em 2010, por
exemplo, o Brasil vendeu cerca de U$3,86 bilhões em carne bovina in
natura (não industrializada) para estes países, o que representa um
aumento de 27% em relação a 2009.
Com todo o otimismo e confiança que rondam o setor, não há melhor hora
para a realização de um evento que proporcione o fechamento de novos
negócios. É o que garante Alexandre Barbosa, presidente da BTS Informa,
empresa organizadora da TecnoCarne: “Mais do que uma feira, a TecnoCarne
é a ocasião ideal para encontrar o mercado, conhecer novas tecnologias,
descobrir tendências e se relacionar com os principais players do
mercado”.