O diferencial de base MT-SP caiu para -5,12% em abril, segundo números divulgados Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o menor registrado desde o começo da série histórica, iniciada em 2008. Antes, o menor número tinha sido registrado em abril de 2018 (-8,55%).
O diferencial, valor que resulta da defasagem da cotação da arroba do boi gordo de uma praça pecuária em relação ao mercado de São Paulo, apresentou recuo de 0,81 % no comparativo com março e de 7,96 % no comparativo anual.
A diretoria técnica da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) explica que ao comparar o resultado com todos os meses de abril dos anos anteriores, o indicador para 2021 se destoou dos demais – uma vez que todo esse cenário foi pautado pela valorização mais intensa da arroba mato-grossense (3,08%) ante a paulista (2,21%) no comparativo mensal.
“Apesar do menor volume de negociações em ambas as praças devido ao recuo no consumo doméstico, as exportações elevadas alavancaram este cenário”, destaca o boletim semanal do Imea.
Em números, a arroba em Mato Grosso registrou a média de R$ 300 e, em São Paulo, de R$ 316 (livre de Funrural).