65 3054 5323 Av. Ten. Coronel Duarte, 1585
Dom Aquino - Cuiabá / MT

Gado Facil

Notícias
Indústria frigorífica ganha fôlego em MT

Em meio às incertezas e ao risco do aumento no desemprego, o Governo de Mato Grosso sinaliza positivamente ao setor produtivo.

A indústria frigorífica vem dando sinais de desaquecimento, com o enxugamento de parte das empresas, e elas têm reclamado nos últimos meses da necessidade de um auxílio por parte do governo.

Pequenas e médias empresas que não exportam estão trabalhando com prejuízo em suas operações, estando às vésperas de pararem, gerando grandes prejuízos econômicos e sociais.

Em reuniões com a equipe técnica da Secretaria de Fazenda (Sefaz) o Sindicato das Indústrias de Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo MT) teve oportunidade de mostrar seus números e os riscos das eminentes paralisações.

O Governo, através de seus secretários César Miranda (Desenvolvimento) e Rogério Gallo (Sefaz), entendeu o pleito da indústria e viabilizou condições e a legalidade para que a demanda fosse atendida.

Alívio de seis meses na carga tributária
Em reunião do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Condeprodemat), ficou aprovado um alívio da carga tributária por seis meses para a indústria frigorífica.

O Sindifrigo acredita que, a partir de meados do ano 2022, já se inicie um período no qual as ofertas deverão aumentar gradualmente, para se estabilizarem em meados de 2023.

O Governo proporciona melhores condições para que a indústria mantenha os postos de trabalho e consiga passar por este momento de ofertas reduzidas.

Os desafios não sessam por aqui, mas sem dúvida é uma demonstração de que temos um governador preocupado com a indústria do estado.

A diminuição de oferta, tendo como consequência o alto índice de capacidade ociosa, bem como o desequilíbrio entre empresas exportadoras, são problemas que permanecem e ainda demandarão de algum tempo para serem equacionados.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Paulo Bellincanta é presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo-MT)

Notícias
Arroba do boi segue valorizada em MT mas custo de produção atrapalha Em Rondonópolis produtor recebe R$ 97 pela arroba, com variação de 44%. Imea aponta que pecuaristas gastam cerca de R$ 78,8/@ na cria.
Preço da vaca parida está 9% mais caro este ano em Mato Grosso Repor o plantel com vaca parida está mais caro este ano, em Mato Grosso, em comparação com os dois últimos anos, segundo o levantamento de preços do gado de reposição realizado pelo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea)
Leite: Preço atinge maior patamar real de toda a série do Cepea, de 13 anos Contrariando as expectativas do mês passado, os preços do leite pagos ao produtor continuaram subindo em setembro e alcançaram o maior patamar real da série do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP
Pecuaristas de MS comemoram a valorização da arroba do boi Os 880 animais que estão no confinamento na fazenda em Bandeirantes, na região central de Mato Grosso do Sul, devem ir para o abate até o final
Oferta enxuta e pressão de alta no mercado do boi gordo A oferta enxuta de boiadas dificulta o avanço das escalas de abate. Em São Paulo a especulação é grande devido às diferentes realidades das indústrias
EUA têm desafios na pecuária e Brasil está favorecido, diz agência Moody's Segundo a agência, predominância da criação dos animais a pasto dá suporte à estabilidade da produção brasileira
Abates de bovinos crescem 2,4% em Mato Grosso, aponta Imea Os abates de bovinos atingiram 549,5 mil cabeças em agosto no Estado, representando crescimento de 2,4% ante julho
Imea aponta redução no confinamento de gado em Mato Grosso O número esperado para a temporada de confinamentos este ano é 12,6% menor na comparação com o rebanho efetivamente confinado em 2012
Valorização no mercado do boi gordo A semana começou com os frigoríficos encontrando dificuldade para comprar animais
Custo de produção da pecuária sobe 4,52% Valores foram pressionados pela alta dos preços dos animais de reposição, da suplementação mineral e da mão de obra
agência dream