65 3054 5323 Av. Ten. Coronel Duarte, 1585
Dom Aquino - Cuiabá / MT

Gado Facil

Notícias
Acrimat debate com lideranças do agro e governo ações para combater queimadas

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) participou de uma live realizada nesta quarta (29) para discutir ações de enfrentamento da temporada de seca, prevenção e combate aos incêndios, principalmente no Pantanal Mato-grossense. Representando a entidade, a diretora executiva Daniella Bueno debateu com lideranças do agronegócio e com representantes do governo estadual o atual cenário, e o que pode ser feito para diminuir os efeitos das queimadas, comuns em biomas e ecossistemas da região Centro-Oeste nesta época do ano.

O tema, que atinge o setor produtivo rural e a sociedade de um modo geral, tem tomado destaque na mídia por conta das queimadas registradas no Pantanal.

Daniella iniciou sua participação destacando quais são os reais impactos da atividade pecuária pantaneira, a começar por sua história. “A pecuária iniciou no Pantanal por volta de 1725, e é nessa época que temos os primeiros registros de atividade pecuária, com a chegada do gado, que ao contrário do que muitos acreditam, por conta de desinformação e outros fatores, é um aliado daquele ambiente”.

A diretora da Acrimat chamou atenção para um dado interessante: a Embrapa Pantanal produziu um estudo onde foi verificado que o gado atua como um “bombeiro natural”, pois ele diminui o acúmulo de matéria orgânica, evitando que esse material se torne combustível para futuras queimadas.

“Outro ponto que devemos trazer à luz é que há muito tempo o pecuarista pantaneiro não utiliza mais a técnica de atear fogo para limpeza de pastagem, e devemos desfazer este mal entendido; uma vez que o gado necessita dessa matéria orgânica seca, rla é usada como suporte na alimentação, juntamente com a suplementação animal, todo o período de seca”, completou.

Na oportunidade, os envolvidos falaram sobre técnicas permitidas na região do Bioma Pantanal que evitam a propagação de incêndios como a construção e manutenção de aceiros, medidas preventivas e de combate a incêndios, regulamentação ambiental para a região, entre outros, dentre outros, conforme divulgado pela Famato.

Além da diretora executiva da Acrimat, estiveram presentes o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, e terá como convidados o comandante do Batalhão de Emergência Ambiental, Tenente Coronel BM Gledson, o Secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo da Sema-MT, Coronel BM Barroso, a Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema-MT, Luciane Bertinatto, e o presidente da Comissão Nacional de Cereais Fibras e Oleaginosas da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Arioli.

GOVERNO

O governo de Mato Grosso informou que este ano o Pantanal Mato-grossense enfrenta uma situação atípica; há mais de 10 anos não havia um incêndio com essa proporção. Para enfrentar tal situação, foi lançado nesta terça (28) o Comitê Temporário Integrado de Coordenação Operacional (Ciman). O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Secretaria de Segurança Pública (Sesp), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Exército Brasileiro, o Comitê de Gestão do Fogo, a Defesa Civil, o Ibama e diversos outros órgãos afins participaram da reunião realizada no Ciman.

O Ciman é coordenado pelo CBMMT e tem o objetivo de fortalecer as ações de monitorização, prevenção, preparação e resposta rápida às queimadas e incêndios florestais de forma integrada, e tem papel direto e efetivo no monitoramento e mapeamento das áreas comprometidas, tornando possível criar as melhores estratégias para combate aos incêndios.

LIVE

Para assistir a live na íntegra, acesse https://www.youtube.com/watch?v=8EAulC0DiR4

Notícias
Oferta do boi diminui e preço da arroba aumenta em Mato Grosso Após quedas consecutivas, o preço do boi gordo apresentou um ligeiro aumento no último mês
JBS rebate como "falsas" informações de relatório do Greenpeace SÃO PAULO - O JBS disse nesta quarta-feira, em nota, que todas as acusações feitas contra a empresa por um relatório da ONG Greenpeace são falsas e "induzem a sociedade a uma conclusão equivocada".
Pecuaristas seguram bois no pasto, mas preço nos frigoríficos ainda não reage Os pecuaristas mato-grossenses aproveitaram as boas chuvas sazonais das últimas semanas para manterem os bois no pasto e
Dilma Rousseff faz 12 vetos ao texto do Código Florestal Em entrevista coletiva, ministros anunciam as modificações da presidente no texto aprovado pela Câmara dos Deputados
Expansão de confinamento em Mato Grosso supera a média nacional com 929 mil cabeças O confinamento de bovinos, em Mato Grosso, neste ano, deverá crescer 14,3% em relação ao rebanho contabilizado em 2011. A variação relativa apontada pelo Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) supera a média
"JBS precisa ser trazida para a CPI", diz Miro Teixeira sobre venda da Delta Deputado federal diz que o repasse R$ 1 bi do governo favorecerá Cachoeira
Compra da Delta pela JBS não é ilegal, mas "suspeita", afirma especialista A compra dos fundos da Delta Construções pela holding J&F, que controla o frigorífico JBS, não apresenta problemas legais, mas a fusão não
Aumento da oferta provoca queda no preço do boi gordo em MS Os criadores de Mato Grosso do Sul estão insatisfeitos com o preço da arroba do boi gordo. O valor tem registrado queda
Morte de pastagens em MT acarreta 'perda' de 2,23 milhões de hectares Um número menor de animais deve nascer em Mato Grosso para o abastecimento do mercado devido à redução do pasto. O fator de queda foi levantado pela morte súbita das pastagens, que afetou uma área de 2,23 milhões de hectares somente em 2011.
Atacado de carne bovina sem osso segue em alta Sexta semana seguida de alta para o atacado de carne bovina sem osso.
agência dream