65 3054 5323 Av. Ten. Coronel Duarte, 1585
Dom Aquino - Cuiabá / MT

Gado Facil

Notícias
Cavalo Crioulo é tema de evento em Gramado, na serra gaúcha

Terminou neste domingo, em Gramado, na serra do Rio Grande do Sul, o terceiro Simpósio da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (Abraveq Sul). Ao longo de três dias, especialistas brasileiros, norte-americanos e argentinos palestraram para cerca de 400 profissionais e estudantes de veterinária. Paralelamente ao evento, foi realizado o terceiro Congresso do Cavalo Crioulo.

A raça tem se tornado cada vez mais popular entre os criadores brasileiros. Em todo o país, já são mais de 300 mil cavalos crioulos registrados e a expectativa para a próxima década é de uma expansão de aproximadamente 130% no número de criadores, que hoje soma quase 40 mil.

Em parceria com empresas leiloeiras, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) ajuda os novos criadores a administrarem essa expansão.

– Os parceiros estão nos mandando os cadastros de novos compradores e a ABCCC está entrando em contato com eles, principalmente com os do centro do país. Assim, estamos aproximando eles do corpo técnico e enviando nosso Jornal do Cavalo Crioulo, para que eles entrem na raça e se fidelizem, permaneçam criando crioulos – explica o presidente da associação, Mauro Ferreira.

Temas relevantes para a seleção, como novas técnicas reprodutivas, medicina preventiva para cavalos atletas e os padrões de julgamento do Freio de Ouro, integraram a programação do evento. Neste ano, a grande novidade foram as atividades práticas. No último dia de evento, os participantes vieram à campo, entender melhor os assuntos abordados nas palestras e mesas redondas.

Com explicações realizadas in loco, ficou mais fácil entender questões como o tempo certo para inseminar uma égua e realizar a transferência de embrião, as vantagens de utilizar o raio-x digital, além de como avaliar corretamente a conformação e os aprumos de um cavalo que participa do julgamento morfológico.

– É bom porque aqui a gente tem condições de tirar dúvidas, porque em exposições o criador tem que se abster de um questionamento. Aqui não, a gente pode tirar as dúvidas que aparecem – afirma o criador Otávio Aragão.

As novas ferramentas da medicina foram o destaque do dia de campo, realizado em uma cabanha, em Canela (RS), cidade vizinha de Gramado. Segundo o veterinário Aníbal Torres, é fundamental fazer uso da radiologia e da ultrassonografia, o que deve começar logo na aquisição de um animal.

Todas essas lições são importantes para quem tem longa experiência ou apenas começa a dar os primeiros passos, como a estudante do terceiro semestre de medicina veterinária.

– A gente está entendendo todo mundo numa proporção de igual entre produtor, veterinário e até nós que somos estudantes.

Fonte: CANAL RURAL

Notícias
Carne bovina: Brasil exporta US$ 6,5 bilhões e bate recorde Em 2018 o Brasil bateu o recorde na exportação de carne bovina. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 11, pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC). A expectativa para o próximo ano é de comercializar a proteína para pelo menos três novos mercados.
Exportação de carne deve fechar o ano com alta de 10% A exportação brasileira total de carne bovina – que considera o produto in natura, industrializado, além de cortes salgados e miúdos – deve fechar 2018 com 1,6 milhão de toneladas, aumento de 10% em relação ao volume embarcado pelo País em 2017, estima o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Jorge
Carne bovina: Brasil exporta US$ 6,5 bilhões e bate recorde Em 2018 o Brasil bateu o recorde na exportação de carne bovina. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 11, pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC). A expectativa para o próximo ano é de comercializar a proteína para pelo menos três novos mercados.
Antecipação da retirada da vacinação é aprovada A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina aprovou, em reunião realizada nesta quinta-feira, 6 de dezembro, o encaminhamento ao Departamento de Saúde Animal do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que seja avaliada a possibilidade de antecipar a retirada da vacina contra febre aftosa em animais com mais de 24 m
Exportação de carne bovina in natura bate recorde em volume no acumulado do ano A exportação brasileira de carne bovina in natura bateu recorde em volume e faturamento, em reais, no segundo semestre do ano, disse o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), em relatório antecipado ao Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (S
10º Leilão pela Vida visa auxiliar orçamento do HCanMT O Lance é Salvar vidas. Com este lema o 10º Leilão Pela Vida, em Cuiabá, se aproxima com o intuito de captar recursos para o Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCanMT), que hoje atua com um grande déficit orçamentário. O leilão consolida ainda a parceria de 10 anos entre o hospital e a Estância Bahia Leilões. O Leilão pela Vida será virtual. O e
Prorrogação da vacinação contra a febre aftosa atende a pedido da Acrimat A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) reforça a importância da decisão do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) em prorrogar o prazo para a vacinação contra a febre aftosa. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (29.11) e atende a um pedido da Acrimat, diante de uma série de reclamações de pecuaristas mato-gro
Produção mundial de carne aumentará 20% até 2030 Projeções da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) indicaram que a produção mundial de carne irá aumentar em cerca de 20% até o ano de 2030 se seguir nesses patamares. Além disso, os números mostraram também que que 77% do aumento da produção de carne ocorrerá nos países em desenvolvimento, especialmente na Argentina, C
Confinamento começa a influenciar nos abates em Mato Grosso O volume de bovinos abatidos em Mato Grosso aumentou quase 25% em outubro na comparação com os dados de setembro. Conforme dados divulgados pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) e analisados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a ampliação da oferta reflete a chegada de animais oriundos dos confin
Estudo aponta aumento de 7,1% em confinamento em Mato Grosso durante 2018 O 3º Levantamento das Intenções de Confinamento de 2018, realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apontou um aumento de 7,15% a quantidade de bovinos confinados em Mato Grosso este ano. Conforme os números, foram colocados para engorda 743,8 mil animais, enquanto em 2017 foram 694,14 mil. Este é o maior volume con
agência dream